Objetivo

Este Blog tem o objetivo de se tornar mais uma ferramenta para a formação de professores e com isso, permitir que novas ideias possam ser compartilhadas cada vez com um número maior de educadores, buscando atualização constante, conhecimento de estratégias diferenciadas e experiências inovadoras para o ensino de matemática.

Apresentação do Grupo

APRESENTAÇÃO DO GRUPO

José Roberto nogueira: sou natural de Itu/SP, tenho 37 anos e a 13 leciono na rede pública de SP, tenho esperança que a educação mude, pois entendo que estamos no fundo do poço e espero que aqui essa esperança seja potencializada com ideias novas que realmente tornem nossas aulas diferenciadas e consiga atender aos anseios dos nossos alunos, que ao meu ver são absurdamente desmotivados.

Valéria Reis Oliveira: sou professora efetiva da escola “Sylvia de Paula Leite Bauer” há 7 anos, gosto de participar de cursos e conhecer pessoas novas, sou casada e tenho dois filhos maravilhosos.

Guaciara Regina Soares Pinho Cuccato: moro em Itu, sou efetiva da escola Nardy em química, mas como gosto bastante de matemática, para complementar minha carga horária escolhi duas salas de 7º ano em matemática. Sou casada, tenho dois filhos que estão na faculdade. Nas horas vagas, gosto de assistir filmes na tv ou ir ao cinema ou ler um livro. Pretendo que este curso me ajude a melhorar as aulas de matemática.

Fabricio Conceição: Professor de Licenciatura e Bacharelado em Matemática Plena, natural de Salto, leciono a quase 10 anos na educação estadual e a 5 anos na rede particular. Gosto da minha profissão, apesar dos pesares (governo), mas com fé em Deus mudaremos tudo isso. E é isso.

Elcio do Espírito Santo

Eva Andrea Rodrigues Alves

Janete da Silva

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA

TEMA: COMENSURABILIDADE DOS NÚMEROS RACIONAIS, OPERAÇÕES, RESOLUÇÃO DE  PROBLEMAS E APLICAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS
PERÍODO: 4 AULAS
PÚBLICO ALVO: 9º ano do Ensino fundamental
OBJETIVOS:
  • Buscar desenvolver a competência leitora e escritora por meio do uso de textos, retirados da obra "O Homem que Calculava" de Malba Tahan, com o objetivo de levar o aluno a interpretar e solucionar problemas, usando para isso diferentes caminhos, os quais deverão ser debatidos em sala de aula.


HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
  • Ler e interpretar textos;
  • Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
  • Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
  • Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos;
  • Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação com expoentes inteiros e radiciação);
  • Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
  • Resolver problemas que envolvam porcentagem.
ESTRATÉGIAS:
  • Início: Propor a cada quinzena um dos problemas do livro citado de maneira resumida, na forma de enigma para serem resolvidos em casa, dando a liberdade para a livre resolução do mesmo;
  • Aula 1 e 2: Debater a resolução apresentada pelos diferentes alunos, com o objetivo de desenvolver a argumentação sobre as soluções apresentadas;
  • Aula 3 e 4: Fazer a leitura coletiva do capítulo proposto como problema e discutir a solução dada pelo autor para o problema em questão, verificando se as soluções apresentadas pelos alunos estavam corretas ou não, os pontos em que eles falharam e aqueles que obtiveram êxito;
  • Atividade Complementar: Apresentação de relatório sobre as diferentes maneiras de resolver o problema, os conceitos envolvidos e demais ideias que os alunos queiram compartilhar.
AVALIAÇÃO:
  • Participação nos Debates;
  • Colaboração;
  • Apresentação de atividades propostas.
RECUPERAÇÃO:
  • Retomada do Conteúdo;
  • Trabalho sistemático sobre as Habilidades/Competências que apresentaram defasagens.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Cópias de Textos Selecionados;
  • Sulfite e/ou Almaço.

Um comentário:

  1. O plano de aula deve ser aplicado com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades leitora e escritoras dos alunos, uma vez que elas são o alicerce para o desenvolvimento das outras habilidades/competências. A esperança é que os alunos participem com afinco da proposição, uma vez que sai daquelas aulas tradicionais e desafiam o mesmo a buscar soluções de um problema proposto, sem dar a ele caminhos prontos, apenas ferramentas para a sua devida resolução.

    ResponderExcluir

Por que há tanta dificuldade no ensino de matemática?

Total de visualizações de página