TEMA: COMENSURABILIDADE DOS NÚMEROS RACIONAIS, OPERAÇÕES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APLICAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS
PERÍODO: 4 AULAS
PÚBLICO ALVO: 9º ano do Ensino fundamental
OBJETIVOS:
- Buscar desenvolver a competência leitora e escritora por meio do uso de textos, retirados da obra "O Homem que Calculava" de Malba Tahan, com o objetivo de levar o aluno a interpretar e solucionar problemas, usando para isso diferentes caminhos, os quais deverão ser debatidos em sala de aula.
- Ler e interpretar textos;
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos;
- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação com expoentes inteiros e radiciação);
- Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
- Resolver problemas que envolvam porcentagem.
- Início: Propor a cada quinzena um dos problemas do livro citado de maneira resumida, na forma de enigma para serem resolvidos em casa, dando a liberdade para a livre resolução do mesmo;
- Aula 1 e 2: Debater a resolução apresentada pelos diferentes alunos, com o objetivo de desenvolver a argumentação sobre as soluções apresentadas;
- Aula 3 e 4: Fazer a leitura coletiva do capítulo proposto como problema e discutir a solução dada pelo autor para o problema em questão, verificando se as soluções apresentadas pelos alunos estavam corretas ou não, os pontos em que eles falharam e aqueles que obtiveram êxito;
- Atividade Complementar: Apresentação de relatório sobre as diferentes maneiras de resolver o problema, os conceitos envolvidos e demais ideias que os alunos queiram compartilhar.
- Participação nos Debates;
- Colaboração;
- Apresentação de atividades propostas.
- Retomada do Conteúdo;
- Trabalho sistemático sobre as Habilidades/Competências que apresentaram defasagens.
- Cópias de Textos Selecionados;
- Sulfite e/ou Almaço.
O plano de aula deve ser aplicado com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades leitora e escritoras dos alunos, uma vez que elas são o alicerce para o desenvolvimento das outras habilidades/competências. A esperança é que os alunos participem com afinco da proposição, uma vez que sai daquelas aulas tradicionais e desafiam o mesmo a buscar soluções de um problema proposto, sem dar a ele caminhos prontos, apenas ferramentas para a sua devida resolução.
ResponderExcluir