Objetivo

Este Blog tem o objetivo de se tornar mais uma ferramenta para a formação de professores e com isso, permitir que novas ideias possam ser compartilhadas cada vez com um número maior de educadores, buscando atualização constante, conhecimento de estratégias diferenciadas e experiências inovadoras para o ensino de matemática.

Apresentação do Grupo

APRESENTAÇÃO DO GRUPO

José Roberto nogueira: sou natural de Itu/SP, tenho 37 anos e a 13 leciono na rede pública de SP, tenho esperança que a educação mude, pois entendo que estamos no fundo do poço e espero que aqui essa esperança seja potencializada com ideias novas que realmente tornem nossas aulas diferenciadas e consiga atender aos anseios dos nossos alunos, que ao meu ver são absurdamente desmotivados.

Valéria Reis Oliveira: sou professora efetiva da escola “Sylvia de Paula Leite Bauer” há 7 anos, gosto de participar de cursos e conhecer pessoas novas, sou casada e tenho dois filhos maravilhosos.

Guaciara Regina Soares Pinho Cuccato: moro em Itu, sou efetiva da escola Nardy em química, mas como gosto bastante de matemática, para complementar minha carga horária escolhi duas salas de 7º ano em matemática. Sou casada, tenho dois filhos que estão na faculdade. Nas horas vagas, gosto de assistir filmes na tv ou ir ao cinema ou ler um livro. Pretendo que este curso me ajude a melhorar as aulas de matemática.

Fabricio Conceição: Professor de Licenciatura e Bacharelado em Matemática Plena, natural de Salto, leciono a quase 10 anos na educação estadual e a 5 anos na rede particular. Gosto da minha profissão, apesar dos pesares (governo), mas com fé em Deus mudaremos tudo isso. E é isso.

Elcio do Espírito Santo

Eva Andrea Rodrigues Alves

Janete da Silva

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Leitura e Escrita no Ensino da Matemática

Consideramos que não há distinção entre a matemática, a leitura e a escrita, pois estão totalmente inter-relacionadas. A leitura está presente em todos os momentos de nossa vida, assim como na compreensão da matemática, e esta por sua vez, auxilia na compreensão e interpretação do conhecimento das outras ciências, colaborando em atividades de estimação, medições, comparação, lógica, análise, desenvolvimento de ideias, representações e estabelecimento de relações no contexto de convivências.
A linguagem matemática esta presente em diferentes gêneros textuais, discursivos, assim as diferentes áreas precisam ter conhecimento em matemática para realizar as leituras que envolvam as diferentes ciências. (Professora Guaciara)
De todas as habilidades/competências que devemos trabalhar nada é mais importante do que a leitura e a escrita, uma vez que ela é o meio pelo qual o processo de aprendizagem se dá, e portanto, ela se torna a base para o sucesso do mesmo.
Em matemática, a leitura e a escrita deve caminhar em parceria com as outras habilidades/competências, dando ênfase à história da matemática, de quais foram as necessidades que levaram o homem a desenvolver conceitos matemáticos que são até hoje aplicados em diferentes contextos na nossa sociedade como um todo. Buscar no uso de novas tecnologias meios para que esse trabalho seja mais bem aceito pela nossa clientela que é em essência digital.
A palavra chave é trabalhar a matemática e seus conceitos de maneira contextualizadas, proporcionando o trabalho da habilidade leitora e buscando uma devolutiva com a habilidade escritora, dar base matemática para que o aluno possa corresponder a essas exigências de maneira satisfatória, argumentando satisfatoriamente sobre seu ponto de vista e desenvolvendo o seu protagonismo, sem deixar de dar orientações para que o mesmo possa desempenhar o seu papel.
Para que tudo isso seja possível, também se faz necessária a participação de todos professores que ministram aulas nas diferentes áreas/disciplinas da grade curricular, trabalhando a interdisciplinaridade de maneira verdadeira, com projetos desenvolvidos em cima das habilidades/competências, em especial das habilidades leitora/escritora, pois assim é que se faz a aprendizagem.
Enfim, muitos são os caminhos e poucos são os que estão preparados para trilhá-los, mas a vontade de participar dessa revolução da educação é tanta que com certeza conseguiremos percorrê-las, embora nesse processo erros serão cometidos e estaremos firmes no propósito de corrigi-los para que possamos proporcionar qualidade à nossa missão.
(Professor Nogueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que há tanta dificuldade no ensino de matemática?

Total de visualizações de página