Leitura e Escrita no Ensino da Matemática
Consideramos que não há distinção entre a matemática, a
leitura e a escrita, pois estão totalmente inter-relacionadas. A leitura está
presente em todos os momentos de nossa vida, assim como na compreensão da
matemática, e esta por sua vez, auxilia na compreensão e interpretação do
conhecimento das outras ciências, colaborando em atividades de estimação, medições,
comparação, lógica, análise, desenvolvimento de ideias, representações e
estabelecimento de relações no contexto de convivências.
A linguagem matemática esta presente em diferentes gêneros textuais,
discursivos, assim as diferentes áreas precisam ter conhecimento em matemática
para realizar as leituras que envolvam as diferentes ciências.
(Professora Guaciara)
De todas as habilidades/competências que devemos trabalhar nada é mais importante do que a leitura e a escrita, uma vez que ela é o meio pelo qual o processo de aprendizagem se dá, e portanto, ela se torna a base para o sucesso do mesmo.
Em matemática, a leitura e a escrita deve caminhar em parceria com as outras habilidades/competências, dando ênfase à história da matemática, de quais foram as necessidades que levaram o homem a desenvolver conceitos matemáticos que são até hoje aplicados em diferentes contextos na nossa sociedade como um todo. Buscar no uso de novas tecnologias meios para que esse trabalho seja mais bem aceito pela nossa clientela que é em essência digital.
A palavra chave é trabalhar a matemática e seus conceitos de maneira contextualizadas, proporcionando o trabalho da habilidade leitora e buscando uma devolutiva com a habilidade escritora, dar base matemática para que o aluno possa corresponder a essas exigências de maneira satisfatória, argumentando satisfatoriamente sobre seu ponto de vista e desenvolvendo o seu protagonismo, sem deixar de dar orientações para que o mesmo possa desempenhar o seu papel.
Para que tudo isso seja possível, também se faz necessária a participação de todos professores que ministram aulas nas diferentes áreas/disciplinas da grade curricular, trabalhando a interdisciplinaridade de maneira verdadeira, com projetos desenvolvidos em cima das habilidades/competências, em especial das habilidades leitora/escritora, pois assim é que se faz a aprendizagem.
Enfim, muitos são os caminhos e poucos são os que estão preparados para trilhá-los, mas a vontade de participar dessa revolução da educação é tanta que com certeza conseguiremos percorrê-las, embora nesse processo erros serão cometidos e estaremos firmes no propósito de corrigi-los para que possamos proporcionar qualidade à nossa missão.
(Professor Nogueira)
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