Objetivo
Apresentação do Grupo
APRESENTAÇÃO DO GRUPO
José Roberto nogueira: sou natural de Itu/SP, tenho 37 anos e a 13 leciono na rede pública de SP, tenho esperança que a educação mude, pois entendo que estamos no fundo do poço e espero que aqui essa esperança seja potencializada com ideias novas que realmente tornem nossas aulas diferenciadas e consiga atender aos anseios dos nossos alunos, que ao meu ver são absurdamente desmotivados.
Valéria Reis Oliveira: sou professora efetiva da escola “Sylvia de Paula Leite Bauer” há 7 anos, gosto de participar de cursos e conhecer pessoas novas, sou casada e tenho dois filhos maravilhosos.
Guaciara Regina Soares Pinho Cuccato: moro em Itu, sou efetiva da escola Nardy em química, mas como gosto bastante de matemática, para complementar minha carga horária escolhi duas salas de 7º ano em matemática. Sou casada, tenho dois filhos que estão na faculdade. Nas horas vagas, gosto de assistir filmes na tv ou ir ao cinema ou ler um livro. Pretendo que este curso me ajude a melhorar as aulas de matemática.
Fabricio Conceição: Professor de Licenciatura e Bacharelado em Matemática Plena, natural de Salto, leciono a quase 10 anos na educação estadual e a 5 anos na rede particular. Gosto da minha profissão, apesar dos pesares (governo), mas com fé em Deus mudaremos tudo isso. E é isso.
Elcio do Espírito Santo
Eva Andrea Rodrigues Alves
Janete da Silva
terça-feira, 25 de junho de 2013
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Conto de Terror
TEMA: COMENSURABILIDADE DOS NÚMEROS RACIONAIS, OPERAÇÕES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APLICAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS
PERÍODO: 4 AULAS
PÚBLICO ALVO: 9º ano do Ensino fundamental
OBJETIVOS:
- Buscar desenvolver a competência leitora e escritora por meio do uso de textos, retirados da obra "O Homem que Calculava" de Malba Tahan, com o objetivo de levar o aluno a interpretar e solucionar problemas, usando para isso diferentes caminhos, os quais deverão ser debatidos em sala de aula.
- Ler e interpretar textos;
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos;
- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação com expoentes inteiros e radiciação);
- Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
- Resolver problemas que envolvam porcentagem.
- Início: Propor a cada quinzena um dos problemas do livro citado de maneira resumida, na forma de enigma para serem resolvidos em casa, dando a liberdade para a livre resolução do mesmo;
- Aula 1 e 2: Debater a resolução apresentada pelos diferentes alunos, com o objetivo de desenvolver a argumentação sobre as soluções apresentadas;
- Aula 3 e 4: Fazer a leitura coletiva do capítulo proposto como problema e discutir a solução dada pelo autor para o problema em questão, verificando se as soluções apresentadas pelos alunos estavam corretas ou não, os pontos em que eles falharam e aqueles que obtiveram êxito;
- Atividade Complementar: Apresentação de relatório sobre as diferentes maneiras de resolver o problema, os conceitos envolvidos e demais ideias que os alunos queiram compartilhar.
- Participação nos Debates;
- Colaboração;
- Apresentação de atividades propostas.
- Retomada do Conteúdo;
- Trabalho sistemático sobre as Habilidades/Competências que apresentaram defasagens.
- Cópias de Textos Selecionados;
- Sulfite e/ou Almaço.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Como todos os soberanos, este também era muito curioso, e não aguentou para saber o que o jovem sábio lhe trouxera. O que Sessa trazia ao rei consistia num grande tabuleiro quadrado, dividido em sessenta e quatro quadradinhos, ou casas, iguais. Sobre esse tabuleiro colocavam-se, não arbitrariamente, duas coleções de peças que se distinguiam, uma da outra, pelas cores branca e preta, repetindo porém, simetricamente, os engenhosos formatos e subordinados a curiosas regras que lhes permitiam movimentar-se por vários modos. Sessa explicou pacientemente ao rei, aos monarcas vizires e cortesãos que rodeavam, em que consistia o jogo, ensinando-lhes as regras essenciais. (...) Depois, dirigindo-se ao jovem brâmane, disse-lhe:
– Causa-me assombro tanto desdém e desamor aos bens materiais. Por favor, diga-me o que pode ser-te dado. Ficarei magoado se não aceitar.
Chamou então, o rei, os algebristas mais hábeis da corte, e ordenou-lhes que calculassem o valor. Após muito tempo, voltaram:
– Rei magnânimo! Calculamos o número de grãos de trigo que constituirá o pagamento e obtivemos um número cuja grandeza é inconcebível para a imaginação humana.
Assim chegou-se a este resultado: ::1:2:4:16:32:64 A soma dos 64 primeiros termos dessa progressão é obtida por meio de uma fórmula muito simples, estudada em matemática elementar.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Uma noite de dois cães
segunda-feira, 3 de junho de 2013
De todas as habilidades/competências que devemos trabalhar nada é mais importante do que a leitura e a escrita, uma vez que ela é o meio pelo qual o processo de aprendizagem se dá, e portanto, ela se torna a base para o sucesso do mesmo.
(Professor Nogueira)